terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Avaliação lumínica da residência analisada


A designer e pesquisadora do Politécnico de Milão, Agnese Brasca trabalhou no projeto nos meses de outubro e novembro, tendo em vista a realização da avaliação lumínica da residência analisada. Foram realizadas três medições com o luxímetro em horários diferentes em todos os ambientes da residência da Sra. Juliana. Estas medições foram necessárias para verificar se haveriam alterações significativas em relação à iluminação natural e artificial.


 
Na figura acima, a seguir é possível observar a planta da residência com as medidas do luxímetro. São indicados os ambientes e suas respectivas fontes luminosas – lâmpadas incandescentes ou fluorescentes e também é feita uma marcação colorida ilustrando a intensidade da luz a partir de sua fonte de emissão. A cor amarelada indica uma luz de cor quente (menos que 3000K) proveniente de lâmpadas incandescentes e a cor esverdeada, como no caso da varanda, indica uma fonte de luz de cor fria, proveniente de lâmpada fluorescente (mais que 5000K).
De um modo geral a residência da Sra. Juliana apresenta deficiência luminosa em todos os ambientes, sendo que em alguns ambientes a luz não chega à metade do recomendado. Atualmente a todo interior da residência é iluminado com fonte de luz incandescente, a qual apresenta um elevado consumo de energia destinado à iluminação. Somando a potência das lâmpadas chega-se ao valor de 310W, sendo que quase metade desta energia (150W) é destinada a iluminação da sala/cozinha que é o ambiente mais utilizado pelo moradores e que, conseqüentemente, o que mais tempo a lâmpada é mantida acesa.


A figura acima apresenta as condições ideais de iluminação recomendadas de acordo com as atividades desenvolvidas na residência.








Nenhum comentário:

Postar um comentário