terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Etapas do projeto piloto

Para o desenvolvimento de uma plataforma de produtos e sistemas para eficiência energética em Habitação de Interesse Social, iniciou-se um projeto piloto que consiste na identificação de necessidades de iluminação de uma família de baixa renda para a subseqüente elaboração de um projeto de iluminação baseado no uso de LEDs. Nesta etapa serão testados os processos e as ferramentas para o desenvolvimento de uma plataforma de produtos e serviços, conforme ilustrado na figura a seguir.

Sistema de funcionamento da plataforma de design para luminárias LED em HIS.
FONTE: Projeto LEDHIS

A figura acima apresenta um modelo de um sistema que permite ao usuário configurar o produto de iluminação de acordo com suas necessidades. Esse sistema, aqui chamado de plataforma, pode fornecer instrumentos cognitivos, técnicos e organizacionais que permitem aos usuários alcançar o resultado esperado, usando seus conhecimentos e habilidades para seu melhor proveito. (Manzini; Jégou, 2003)

Na figura podemos visualizar os alimentadores desta plataforma que obedecem a conceitos denominados “high-tech” e “low-tech”. Os componentes do sistema, denominados de “low tech”, ou seja, de baixa tecnologia, são produtos produzidos e confeccionados dentro de comunidades (algumas delas de baixa renda). Os componentes “high tech” são os componentes que necessitam de alta tecnologia para o seu desenvolvimento, neste caso temos como exemplo os LEDs e seus subcomponentes.

Para serem adicionados a Plataforma os componentes devem respeitar certos modelos de interfaces que permitem a interação entre os componentes hightech e lowtech. O usuário externo, aquele que acessa a Plataforma, pode escolher no banco de dados do sistema, aqueles componentes que mais lhe aprazem, de acordo com sua necessidade específica. O sistema deve, portanto, realizar certas restrições para que o usuário seja conduzido à escolha certa de acordo com a necessidade por ele apresentada, evitando uma decisão errada. Por exemplo, o usuário apresenta ao sistema a necessidade de iluminação para o quarto, ao lado da cama. Processada essa informação, serão apresentadas ao usuário diversas propostas e/ou soluções possíveis para ele alcançar este objetivo.

O projeto segue as etapas propostas pelo MEPSS – Methodology for product Service Systems (van Halen et al, 2007) para o desenvolvimento de um sistema de produtos e serviços fundamentado nos requisitos do design sustentável e obedecerá as etapas a seguir:

Etapas de desenvolvimento do projeto LEDHIS

O projeto piloto compreende a etapa de pré-desenvolvimento, que fornecerá subsídios para as etapas posteriores de desenvolvimento da plataforma de produtos e serviços.



Referências: 
Halen, C. Van; Vezzoli, C.; Wimmer, R. Methodology for product service system innovation. How to implement clean, clever and competitive strategies in European  industries. Royal Van Gorcum. Assen: 2005.







Nenhum comentário:

Postar um comentário