quarta-feira, 30 de maio de 2012

O que é um dissipador de calor?

O LED, como já é conhecido, possui ótima relação desempenho x consumo de energia, transformando parte da energia em luz visível, como é possível observar na figura 1. Contudo, a maior parte da energia é transformada em calor, o que em grande quantidade prejudica o funcionamento do LED a curto ou longo prazo.

Figura 1: Balanço energético das lâmpadas em função de seu funcionamento.
Fonte: Energy Star (2012) & Forcolini (2011)


















Caso a placa de LEDs ultrapasse determinada temperatura, o LED perde eficiência, até chegar à um ponto que pare de funcionar completamente.
Para evitar que ocorra essa perda de eficiência e até mesmo a total paralisação da função do mesmo, faz-se necessário transferir o calor das placas para o ar da forma mais rápida e eficiente possível.
Um modelo muito utilizado para se realizar essa transferência de energia é por meio de dissipadores de metais condutores de calor, como o alumínio. 
O alumínio é muito utilizado por ser um metal leve, relativamente barato e de fácil modelagem na forma desejada, sendo desenvolvidos modelos que estão disponíveis no mercado para fácil compra e aplicação nos produtos.

Figura 2: Modelo de dissipador de calor agregado à placas de LED
Fonte: Projeto LEDHIS (2012)
É importante, ao se desenvolver produtos de iluminação que utilizem a tecnologia LED, levar em consideração a forma de dissipação do calor, já que isto está diretamente relacionado ao tempo de vida do produto, podendo estende-la ou antecipar a mesma.
Um projeto interessante que agregou mais de uma função ao dissipador de calor é a luminária CSYS LED, desenvolvida pelo estúdio Jake Dyson. Ela une a função de dissipar calor à uma função de movimentação do ponto de luz, dissipando o calor com eficiência e prolongando a vida útil do produto em cerca de 160 mil horas de funcionamento, de acordo com o estúdio.

Figura 3: Luminária CSYS LED
Fonte: Design Boom
Prolongar a vida útil de um produto é uma maneira, segundo Manzini e Vezzoli (2002), de se alcançar o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Fontes: 
Energy Star (2012) & Forcolini (2011)
MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. EDUSP. São Paulo. 2002
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário