terça-feira, 2 de julho de 2013

Análise Informacional

A segunda etapa, depois da Analise Estratégica, é o Projeto Informacional que tem como metas compreender o contexto do projeto (político, cultural, ambiental, social e econômico), definir a unidade de satisfação do sistema produto + serviço e decidir os requisitos do projeto.

No projeto Service Design Ledhis foram usadas duas pesquisas anteriores, o projeto E-Wise e o projeto Ledhis.

Nos dois projetos assim como no projeto atual o usuário que se quer alcançar é aquele de famílias de baixa renda com o máximo de três salários mínimos por mês.

No projeto E-Wise foi aplicada uma survey com 32 famílias da comunidade Mirante de Iguaçu com o objetivo de identificar os hábitos de consumo da população de baixa renda. A dinâmica foi aplicada por meio de um questionário dividido em grupos de perguntas: perfil do entrevistado, características da habitação, consume de água, consumo de energia e interesses.

Perfil dos entrevistados na etapa da survey
Fonte: Daros (2013)

Nota-se, por meio do quadro acima, que a maior parte das casas são compostas de 3 à 4 integrantes e por pessoas que não completaram o ensino fundamental. 70% das famílias habitam a Comunidade há mais de 19 meses, o que indica que o consumo de energia, possivelmente, está consolidado. Percebe-se, ainda, que é quase unânime a figura feminina à frente dos afazeres domésticos das casas onde a survey foi aplicada.

A pesquisa desenvolvida no projeto Ledhis foi uma pesquisa etnográfica feita com uma família da comunidade de Piraquara, para conhecer em profundidade as necessidades da família.

Os resultados levantaram dados interessantes sobre os gastos das famílias e seus hábitos  relacionados com as medidas econômicas de água e energia e a insatisfação na conta de luz.
Na figura abaixo é demostrado as principais medidas de economia realizadas pelas famílias de HIS.

Medidas de economia em HIS
Fonte: Daros (2013)

Depois da analise e discussão desses dados chegou-se a conclusão que a unidade de satisfação do usuário será: possibilitar a economia de energia e um conforto lumínico na residência, além de conscientizar as famílias quanto aos hábitos de consumo para reduzir os gastos.


Sobre os requisitos do sistema foi definido que é necessário (1) agregar valor ao ciclo de vida do produto ligado ao serviço, (2) permitir a reorganização do sistema, (3) considerar as necessidades lumínicas do usuário e reduzir os (4) reduzir os gastos energéticos.

Comunidade Campo Magro
Fonte: Ledhis (2013)

Para o projeto Service Design Ledhis 2013 as atividades com o usuário serão realizadas na comunidade de Campo Magro.


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