terça-feira, 16 de julho de 2013

Workshop Criação

No dia 12 de Julho realizou-se no NDS (Núcleo de Design e Sustentabilidade) o workshop de criação de conceitos para o projeto Service Design LEDHIS.
A equipe era formada por oito pesquisadores do Núcleo de Design, e o objetivo foi desenvolver quatro conceitos sobre o serviço de iluminação.
No primeiro momento foi apresentado à unidade de satisfação e os requisitos do sistema para entender qual era o foco do projeto. Após, foi apresentado à ferramenta de criação, “diagrama de polaridade”, que tem o objetivo de identificar visualmente as principais particularidades do sistema e estabelecer o nível de prioridade em que se encontram. As informações inseridas nas extremidades do diagrama podem variar de acordo com as prioridades do caso analisado.
Apresentação da ferramenta de criação
O Diagrama de Polaridade apresenta quatro extremidades. A linha da horizontal trata-se do nível de envolvimento de stakeholders no provimento de uma data unidade de satisfação. Já a linha da vertical a escolha se dá quanto ao nível de envolvimento do usuário no provimento de sua satisfação.

                                                              Diagrama de polaridade
A segunda etapa foi utilizada a técnica de brainstorming livre com duração de 10 minutos, onde foi solicitado para os participantes pensarem em possíveis conceitos para o serviço de iluminação e transcrever as ideias em Post-Its. Após, cada participante posicionou suas ideias no diagrama de polaridade.
Pesquisadores posicionando os post-its no Diagrama de Polaridade

A terceira etapa, os participantes foram divididos em quatro grupos de duas pessoas, cada grupo ficou responsável por um quadrante do diagrama de polaridade a fim de, traduzir as idéias geradas para chegar a um único conceito e utilizar com um nome representativo.
Pesquisadores conversando sobre as ideias geradas

Os quatros conceitos desenvolvidos foram: (1) CWB Light, (2) Social Lighting, (3) PSS Tarifa Social, (4) Light Combo.
Os participantes também procuraram representar as idéias geradas através de um teatro improvisado, também conhecido como storytelling, do funcionamento do serviço.
 Interpretação dos conceitos gerados

Nenhum comentário:

Postar um comentário